Pular para o conteúdo principal

Como não cair em tentação??



Vigiai e Orai, para que não entreis em tentação; O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:3

Creio que não existe um momento melhor para tratarmos sobre tentações que na Festa da Carne. Ou pelo nome popular Carnaval. Porque Festa da Carne? Porque é momento em que se tem a exaltação máxima dos prazeres carnais. Prazeres estes temporários e que após o fim da "folia" só trará arrependimentos ou aquela sensação de querer continuar naquela doideira para sempre. É o momento em que se tem elevado à máxima potência o Amor ao Mundo e à suas concupiscências.

E neste período é um dos momentos em que ficamos mais expostos à tentações. E Cristo nos disse exatamente como não entrarmos nem no princípio da tentação. Ele disse: Vigiai e Orai. Somente isto? Basicamente sim. Gostaria de incluir estarmos limpos com a Palavra Dele. Porém creio que isto não se faz necessário eu acrescentar no momento, pois acredito que você caro leitor já o sabe. Sabes que a Palavra Dele nos purifica e nos limpa de todo o pecado e impureza. Lermos a Bíblia é retirar todo e qualquer pensamento mundano e contaminado encaminhando-nos à pensamentos dignos de um verdadeiro filho de Deus. Por isto há neste projeto o nome Água Para Vida, por aqui estarmos tratado da água mais pura que existe e a única que verdadeiramente nos dá a Vida, ou a comunhão com o Pai.

Logo, vamos ver o que venha ser Vigiar e Orar para não entrarmos em tentação.

Primeiro temos o Vigiar. O que Cristo estava dizendo quanto à vigiarmos? De certo ele estava pensando em vigiarmos ao que estamos expostos. Se esta exposição é adequada para um verdadeiro Filho de Deus e se aquilo que estamos Vendo, Ouvindo, Sentido provém para a nossa edificação ou para nos dar bons frutos. Simplificando, Cristo estava nos alertando para vigiarmos os nossos membros. Tudo aquilo que poderia entrar em nossos corações e se transformar em um desejo quase irresistível de se fazer alguma obra da Carne completamente contrária ao nosso espírito que está em Cristo. No geral temos que nos vigiar para que não venhamos ter Amor ao mundo, nem ao que nele há. Isto porque aquele que ama o mundo ou o que nele há o amor do Pai não se encontra nele! Em 1 João 2:15-17 continua a dizer: Porque tudo que há no mundo, a concupisciência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Nestes mesmos versículos João completa: O mundo Passa com suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade do Pai permanece para sempre. Está claro, caro leitor? Devemos guardar os nossos corações do amor ao mundo ou de qualquer coisa que nele há! Pois se amarmos o mundo ou o que nele há significa que o amor do Pai não se encontra em nós. Olha a seriedade que há em vigiarmos. Olhe a seriedade que há em guardarmos os nossos corações de amores e desejos mundanos. Pois é como o João disse: O mundo com tudo que nele há passa! Mais os que fazem conforme o Pai quer, permanece para sempre!!
Podemos complementar à Vigilância o que o Sábio disse em provérbios 4:23: Sobre tudo que se deve guardar, guarda o Teu coração; porque dele procede as saídas da Vida. Observem que ele diz: De tudo que se deve guardar ou vigiar, vigie o seu coração!! Porque Dele procede a saída para a Vida. Nos versos seguintes ele diz o que eu disse acima. Guardamos os nossos corações quando guardamos os nossos membros. O sábio diz: Desvia de ti a tortuosidade da boca; e alonga de ti a perversidade dos beiços. Os teus olhos olhem direitos; e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés; e todos os teus caminhos sejam bem ordenados. Não declines nem para a direita, nem para a esquerda: Retira o teu pé do mal.
O sábio simplesmente narrou exatamente como deve ser as nossas vidas em todos os sentidos de vigilância! Vigiando-nos do amor ao mundo não entraremos em tentação! Vigiando os nossos membros do amor ao mundo não entraremos em tentação! Gosto muito da última admoestação: Retira completamente o teu pé do mal. 
Cristo também disse o porque devemos guardar os nossos corações: Porque onde estiver o vosso tesouro ai estará o vosso coração. Ou seja se nosso tesouro, nosso amor, estiver no mundo nosso coração ali também estará! E como é dito: Não podes servir à dois senhores! ou: Onde estiver o vosso coração ali estará também o seu senhor! Se o nosso coração estiver no mundo ele, o mundo, será o nosso senhor! Não Cristo. Também há escrito: Não sabeis vós que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito, que em vós habita, tem ciúmes de nós! 
Logo, devemos vigiar-nos, estarmos atentos aos nossos passos. Pois podemos correr o risco de entrarmos com os nossos próprios pés em tentação.

O segundo ponto que Jesus deixa é a Orai. Isto me lembra as várias e várias considerações para estarmos em constantes orações. Realmente estarmos orando Sem Cessar. A oração é a nossa base para termos comunhão e relacionamento com o nosso Pai. É pela oração que conversamos com o Pai. É pela oração que nos arrependemos de modo sincero de tudo que fazemos de contrário à vontade do Pai. E é pela oração que pedimos para o Pai nos livrar das tentações. Pela oração o pedimos força para desviarmos daquilo que pode nos fazer errar e que atrapalha a nossa comunhão com Ele.
É nos pedido para estarmos em constante oração. Isto se deve ao nosso dever de estarmos sempre com os nossos pensamentos "nas coisas de cima". Para que estejamos sempre com a nossa mente voltada para o Pai. Ignorando por completo o mundo. Agindo deste modo. Sempre estaremos confiantes no nosso Pai. Não estaremos preocupados com coisa alguma, pois saberemos que o Pai está conosco e Ele cuidará de cada detalhe de nossa vida. E ficaremos completamente descansados Nele.
Para finalizar o ponto da oração gostaria de lembrar-nos um versículo de Filipenses no Capítulo 4 versículo 8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Agindo assim, estaremos orando sem cessar. E não entraremos nem cairemos em tentações. Que Cristo nos ajude em tal.

Há outros dois pontos a se tratar neste mesmo versículo apresentado no início do artigo. Os dois seria: O nosso espírito estar pronto! E a nossa carne ser fraca. Estes dois assuntos são de extrema relevância para nosso crescimento espiritual. Se não tivermos um pleno conhecimento dos dois não teremos a convicção de nossa salvação e não saberemos vigiar nem orar corretamente. E assim cairemos em tentações atrás de tentações. Por ser dois assuntos de extrema importância, dedicarei um post para cada um destes assuntos. No mais tardar amanhã os produzirei e se possível amanhã, mesmo, posto ambos, ou posto cada um destes a cada dia às 9 horas da manhã. 

Meu nome é Abraão Pereira. E este, claro, foi o Água Para Vida de Hoje!!
Hoje tivemos dois artigos por eu me encontrar de folga do meu querido trabalho.
Temos artigos deste modo aqui diariamente às 9 horas da manhã. Sempre com um tópico inédito e de minha completa autoria. E graças unicamente ao nosso Pai e Eterno Deus. À ELE TODA HONRA, GLÓRIA E LOUVOR. PARA TODO O SEMPRE.
AMÉM.


-------------------------------
Ah claro. Achastes que o assunto aqui tratado é de extrema importância?? Compartilhe-o. Permito compartilha-lo integralmente em qualquer meio. Se puderes dar os devidos créditos ficarei grato.
Mande também o link para sua vó, seu tio, sua prima.. Sabe aquela pessoa que necessita ouvir alguma Palavra de animo, admoestação, conforto..?? Este é o momento. Mande para ela o Link. Deus lhe abençoará muito. MESMO. = ]
Ah e como sempre. Comente! Não esqueça. O campo de comentários é para se comentar. Diga algo que achastes do texto. Tem algum versículo ou ponto para acrescentar-nos? Diga!! Não se cale oras. Sempre lerei e responderei os comentários como possível.
Fiques com o Pai. Até amanhã às 9 horas. = ]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os dois cestos de figos.

OS DOIS CESTOS DE FIGOS 1 Fez-me ver o SENHOR, e vi dois cestos de figos postos diante do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os artífices, e os ferreiros de Jerusalém e os trouxe à Babilônia. 2 Tinha um cesto figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro, ruins, que, de ruins que eram, não se podiam comer. 3 Então, me perguntou o SENHOR: Que vês tu, Jeremias? Respondi: Figos; os figos muito bons e os muito ruins, que, de ruins que são, não se podem comer. 4 A mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons figos, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. 6 Porei sobre eles favoravelmente os olhos e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei e não os destruirei, plantá-los-ei e não os arrancarei. 7 Dar-lhes-ei coração para ...

Um abismo chama outro abismo??

Um abismo chama outro abismo Salmos 42 Quando leio este versículo imagino um enorme buraco. No suposto fim deste enorme buraco temos outro buraco ainda maior. E assim se segue continuamente. Buracos enormes atrás de buracos enormes. Creio que esta é a melhor definição de abismos. Um chama o outro. O fim de um abismo é outro abismo. Observe este outro Salmo: Das profundezas à ti clamo: ó Senhor. Senhor escuta a minha voz. Sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se Tu, Senhor, observares as iniquidades: Senhor, quem subsistirá? Porém contigo está o perdão; para que sejas temido. Aguardo ao Senhor, a minha alma também aguarda e espera na Sua Palavra. Salmos 130. Há alguma semelhança, eu lhe pergunto, com as nossas vidas? Realmente não estávamos, ou estamos, presos em abismos e abismos? Estávamos já condenados à morte? Porém a Saída deste abismo é nos dito neste Salmo de número 130: Aguardar no Senhor, a nossa alma aguarda e espera em Sua Palavra. Sim agua...

Esperar no Senhor?!

Ele dá força ao cansado e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os Jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.  Isaías 40,31 Olá Jovem. Hoje abordarei um assunto muito interessante. Novamente é um assunto que precisa muito ser compreendido. Sua compreensão é vital para nossas vidas. O assunto é: Esperar no Senhor. Gostaria de ter como exemplo, o Esperar no Senhor, o Salmo de número 78. Lá teremos não somente 1 exemplo, mas vários exemplos de pessoas que esperaram e não esperaram no Senhor. Veremos neste Salmo o que ocorre com os que esperam e o que ocorre com os que não esperam. Recomendo-lhe ler o Salmo por completo. Gasta um tempo mais é gratificante. Vejamos o Salmo: Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da...