Pular para o conteúdo principal

Quem é o Grande Eu Sou?



"O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!" Sl 8.1

Senhor é aquele que possui algo. Pode ser pessoas ou objetos. Somente há um único SENHOR. Aquele que criou todas as coisas e que hoje possui todo o poder sobre elas. E continuará mantendo este mesmo poder, pois é IMUTÁVEL. Isto, superioridade, é o que difere o Senhor de seus servos, ou inferiores.

Veja a seguir uma explicação rápida da frase: "O senhor, Senhor nosso" do versículo 1 do Salmo 8:
------

No texto de Salmos de número 8 verso 1 vemos repetir a mesma palavra: SENHOR. "Senhor, Senhor nosso..."
Nos textos originais o escritor deste Salmo colocou outra palavra, com significado parecido, para estas duas aparições:

Jeová e Elohim.

JEOVÁ ou ELOHIM significa, no sentido geral, SENHOR, como aquele que tem PODER.

Ficando:

"Jeová, nosso Elohim, quão admirável é o teu nome em toda a terra..." Sl 8.1

Mas por que? Pois estas duas palavras tem o significado das duas formas que Deus se apresentou a seu povo, povo de Israel. O autor deste Salmo era descendente de Israel, o povo do Deus Criador dos Céus e da terra, como se apresentou a Abraão em Gn 14:19 "E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão de Deus altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra".

O motivo da escolha de Elohim, que significa Chefe, e Jeová, que significa EU SOU, é esta ligação com o autor e os escritos bíblicos. Logo ele estava fazendo uma ligação entre o Deus revelado a Abraão, Isaque e Jacó ao Deus que no momento que ele estava escrevendo também era operante, ainda era Senhor.

--------

"O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!" Sl 8.1

E você caro leitor. Se eu lhe perguntasse qual o nome de Deus. O que você me responderia?
Alguma das frases a seguir?
- Deus tem nome?
- Deus não é o nome de Deus?
- Jesus?
- Jeová?

( Fique a vontade para comentar qual sua resposta antes de continuar o texto. )

Esta dúvida, com certeza, deve percorrer a mente de muitas pessoas. Qual o nome da maior divindade existente?

Antes de eu lhe dizer o que vi na Palavra de Deus. Peço que pense nisto: O que é um nome?

Simples a pergunta? Talvez.
Segundo alguns dicionários Nome é: "Nomes são palavras que distinguem e identificam uma pessoa."

A divindade suprema criadora do céu e da terra tem nome? Podemos, pelas palavras, conseguir distinguir e identificar Ele? E por estas mesmas palavras o chamar?

Sim segundo as Sagradas Escrituras. Isto é perfeitamente possível. Vejamos a seguir.

A Bíblia nos conta que um homem, há mais de 3000 anos, tinha dúvidas sobre qual o nome do Deus que estava se apresentando a Ele de dentro de um monte de espinho em chama que não se consumia.

E a resposta Foi: Eu Sou.

Leia a seguir:

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração." Ex 3:13-15

No livro do profeta Isaías este mesmo Deus, dos Israelitas, diz: "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." Is 42:8

Quando Deus disse ser seu nome Senhor quer dizer realmente SENHOR? "aquele que manda" "aquele que tem o Poder"? Na Palavra de Deus temos a resposta.

Temos vários tipos de senhores com diferentes tipos de poderes. Qual é o poder deste Deus?
Para sabermos é bom começarmos pela suas obras. A bíblia narra em seu primeiro livro, Gênesis:

"No princípio criou Deus os Céus e a terra" Gn 1.1

O que você leitor conhece?

Tudo que eu, Abraão, conheço é os Céus e a terra. Pelo menos de vista. Na bíblia há o relato que este Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus da bíblia, é o Deus CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA.

Ele é o criador de tudo que eu conheço por vista. E você? Como Ele É?

Para mim se Ele é o criador dos céus e da terra É também o detentor de todo o poder tanto em cima quanto em baixo. Pois Ele É o Criador. Então possui total domínio antes da Existência do Céus e da terra, suas criações. Possui total domínio durante a existência de suas criações e permanecerá com total domínio sobre suas criações.

-----
Como nós lemos ele se apresentou a Moisés como Eu Sou quando Moisés conversou com Ele em Ex 3:11:

"Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?"

A resposta foi: "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." Ex 3.14

Esta resposta nos diz o nome de Deus: JEOVÁ. Que significa LITERALMENTE: EU SOU O QUE SOU.

--------

O objetivo deste post é faze-lo pensar: Será que você conhece a Deus pelo nome Dele? Não o seu nome exterior. Mas interior. O quê realmente significa EU SOU O QUE SOU. 

Na bíblia há esta resposta. Leia-a.

( Fique a vontade para comentar.)

A paz do Senhor Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os dois cestos de figos.

OS DOIS CESTOS DE FIGOS 1 Fez-me ver o SENHOR, e vi dois cestos de figos postos diante do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os artífices, e os ferreiros de Jerusalém e os trouxe à Babilônia. 2 Tinha um cesto figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro, ruins, que, de ruins que eram, não se podiam comer. 3 Então, me perguntou o SENHOR: Que vês tu, Jeremias? Respondi: Figos; os figos muito bons e os muito ruins, que, de ruins que são, não se podem comer. 4 A mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons figos, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. 6 Porei sobre eles favoravelmente os olhos e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei e não os destruirei, plantá-los-ei e não os arrancarei. 7 Dar-lhes-ei coração para ...

Um abismo chama outro abismo??

Um abismo chama outro abismo Salmos 42 Quando leio este versículo imagino um enorme buraco. No suposto fim deste enorme buraco temos outro buraco ainda maior. E assim se segue continuamente. Buracos enormes atrás de buracos enormes. Creio que esta é a melhor definição de abismos. Um chama o outro. O fim de um abismo é outro abismo. Observe este outro Salmo: Das profundezas à ti clamo: ó Senhor. Senhor escuta a minha voz. Sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se Tu, Senhor, observares as iniquidades: Senhor, quem subsistirá? Porém contigo está o perdão; para que sejas temido. Aguardo ao Senhor, a minha alma também aguarda e espera na Sua Palavra. Salmos 130. Há alguma semelhança, eu lhe pergunto, com as nossas vidas? Realmente não estávamos, ou estamos, presos em abismos e abismos? Estávamos já condenados à morte? Porém a Saída deste abismo é nos dito neste Salmo de número 130: Aguardar no Senhor, a nossa alma aguarda e espera em Sua Palavra. Sim agua...

Esperar no Senhor?!

Ele dá força ao cansado e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os Jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.  Isaías 40,31 Olá Jovem. Hoje abordarei um assunto muito interessante. Novamente é um assunto que precisa muito ser compreendido. Sua compreensão é vital para nossas vidas. O assunto é: Esperar no Senhor. Gostaria de ter como exemplo, o Esperar no Senhor, o Salmo de número 78. Lá teremos não somente 1 exemplo, mas vários exemplos de pessoas que esperaram e não esperaram no Senhor. Veremos neste Salmo o que ocorre com os que esperam e o que ocorre com os que não esperam. Recomendo-lhe ler o Salmo por completo. Gasta um tempo mais é gratificante. Vejamos o Salmo: Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da...